domingo, 14 de junho de 2009

Monteiro Lobato é um escritor canonizado. Tal afirmação é irreprochável, mesmo assim quem se propuser a pesquisar a respeito desse autor se deparará com inúmeras dificuldades, como por exemplo, no que se refere à classificação nos períodos literários ou então à pesquisa de suas obras infantis dentro das histórias da literatura brasileira oficiais.
Roberto Reis, em comentário sobre aobra Machadiana, coloca que:
Machado de Assis escreveu numa de suas crônicas que, tendo descoberto que todos os relógios deste mundo não marcam a mesma hora, cansara do ofício de relojoeiro, porque tanto poderia estar certo o seu relógio quanto o do seu barbeiro. (1992: 65)
A colocação acima permite fazer uma analogia entre os relógios e as histórias da literatura brasileira, uma vez que podemos encontrar um mesmo autor inserido em diferentes momentos literários, como é o caso de Monteiro Lobato. Devido aos limites do trabalho, serão enfatizadas aqui apenas três histórias, sendo elas: História da Literatura Brasileira, de Nelson WerneckSodré, História Concisa da Literatura Brasileira, de Alfredo Bosi e A literatura Brasileira através dos Textos de Massaud Moisés. Nestas histórias Monteiro Lobato é inserido em diferentes períodos literários, sendo eles, respectivamente, o Realismo e o Simbolismo e a corrente Regionalista. Qual das histórias (ou relógios) estariam corretos em sua classificação (ou marcando a hora certa)?

Nenhum comentário:

Postar um comentário